quinta-feira, 22 de julho de 2010

:: Medicina desvirtuada


Olá a todos...


Reproduzo abaixo parte de um artigo de Dioclécio Campos Junior sobre a prática da medicina atualmente, sobre a formação das novas gerações de médicos e sobre a aplicação da Tecnologia no contexto da profissão. E esse foi o principal motivo de apresentar o artigo aqui. Ele nos faz refletir um pouco sobre o papel e uso da Tecnologia no contexto profissional.


Talvez o artigo possa complementar e ampliar as reflexões feitas sobre a postagem da prof. Divânia, ao trazer o poema "Maquinomem".


Abraços.

Prof. Marcelo Marchine Ferreira


Artigo de Dioclécio Campos Júnior
JC E-mail 4058, de 22 de Julho de 2010.

"O preparo das novas gerações de médicos passou a ingressar num atalho sem saída. Rompeu os alicerces da formação em benefício da informação. Desmereceu o saber científico integral em favor do procedimento técnico especializado"

Medicina é a profissão cuja sobrevivência está mais ameaçada pelo rolo compressor da tecnologia. Desfigura-se a olhos vistos. Perde substância. Deixa-se impregnar pela onda de automação avassaladora. Não resiste ao fascínio da era digital. Virtualiza-se. Sucumbe ao esquartejamento científico. Fragmenta-se. Esvazia-se na essência. Desintegra-se na prática.

O exercício da medicina verdadeira é indissociável de uma relação humana benfazeja entre o profissional e o paciente. Sem ela não há lugar para a recuperação plena da saúde. Tudo o mais é complementar. Não bastam equipamentos complexos, remédios miraculosos ou cirurgias fantásticas.

CONTINUE LENDO O ARTIGO CLICANDO AQUI

Nenhum comentário:

Postar um comentário