quinta-feira, 3 de junho de 2010

Um pouco sobre educação a distância

Oi, pessoal!

Nestas últimas semanas, tive a oportunidade de conversar com vários colegas sobre os limites e possibilidades da Educação a Distância, em especial na formação de professores. Já trabalhei com isso em uma universidade pública, e vejo pontos favoráveis e desfavoráveis. No entanto, antes de defender ou criticar, creio que precisamos estudar e discutir um pouco mais a respeito.

O vídeo postado pela Divânia ajuda a inicar as discussões sobre educação e tecnologia. Para aprofundar o debate, coloco aqui o link de um texto publicado na Revista Educação e Pesquisa, do qual transcrevo em seguida o resumo.

Abraços e boa leitura!
Cristina

----

Educação a distância na internet: abordagens e contribuições dos ambientes digitais de aprendizagem
Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida (PUC-SP)

http://www.scielo.br/pdf/ep/v29n2/a10v29n2.pdf

Resumo: Os avanços e a disseminação do uso das tecnologias de informação e comunicação (TIC) descortinam novas perspectivas para a educação a distância com suporte em ambientes digitais de aprendizagem acessados via internet. Considerando-se que a distância geográfica e o uso de múltiplas mídias são características inerentes à educação a distância, mas não suficientes para definirem a concepção educacional, discute-se a educação a distância (EaD) não como uma solução paliativa para atender alunos situados distantes geograficamente das instituições educacionais nem apenas como a simples transposição de conteúdos e métodos de ensino presencial para outros meios e com suporte em distintas tecnologias. Os programas de EaD podem ter o nível de diálogo priorizado ou não segundo a concepção epistemológica, tecnologias de suporte e respectiva abordagem pedagógica. Este artigo pretende discutir as abordagens usuais da educação a distância, destacando o uso das TIC para o desenvolvimento de um processo educacional interativo que propicia a produção de conhecimento individual e grupal em processos colaborativos favorecidos pelo uso de ambientes digitais e interativos de aprendizagem, os quais permitem romper com as distâncias espaço-temporais e viabilizam a recursividade, múltiplas interferências, conexões e trajetórias, não se restringindo à disseminação de informações e tarefas inteiramente definidas a priori.

Nenhum comentário:

Postar um comentário