sexta-feira, 30 de abril de 2010

Uso da Tecnologia da Informação e Comunicação a serviço da Ciência

Olá...

Enquanto os colegas do Gepetts ainda se ambientam com o uso do blog, vou eu cá publicando algumas coisinhas interessantes.

Dando uma vasculhada no Jornal da Ciência que recebi hoje, via e-mail, encontrei matéria interessante sobre aplicação da tecnologia peer-to-peer (P2P), normalmente utilizada entre pessoas que trocam arquivos de música, vídeos e textos (pirataria on-line) na internet.

Alguns pesquisadores desenvolveram um site utilizando o protocolo P2P para compartilhamento de grandes quantidades de dados de pesquisas científicas.

O link a seguir remete à matéria completa.

Boa leitura.

Pesquisadores usam BitTorrent para compartilhar dados científicos

Um texto do Rubem Alves...

Olá...

Antes de tecer sugestões sobre textos mais acadêmicos sobre Educação e demais temas objetos das pesquisas dos participantes Gepetts, sugiro que leiamos um pouco do que escreve o Rubem Alves.

Abaixo segue o link para seu site, cujo conteúdo é muito rico, poético, metafórico e comprometedor.


Outro link que incluo, do próprio site do Rubem, é o referente ao texto A CAIXA DE FERRAMENTAS, texto este que considero muito apropriado para permear nossas primeiras discussões, já que serão bem básicas.

Por fim, esclareço que sou admirador dos escritos do Rubem, por isso faço essas sugestões. Minha opinião sobre os textos do Rubem pode ser lida no Blog Educação com Ciência.

Abraços.

quarta-feira, 28 de abril de 2010

Início das postagens deste humilde (he, he, he) pesquisador e blogueiro...

Olá a todos...

Dou o pontapé inicial nas publicações clamando a todos os colaboradores e leitores para que utilizem o blog como uma efetiva ferramenta de apoio na divulgação de informações, conhecimentos, idéias e provocações sobre Educação e suas relações com a tecnologia, trabalho e subjetividade.

Espero que possamos transformar nosso blog em um rico e fértil solo... e que as sementes aqui depositadas brotem e se desenvolvam na forma de frondosas plantações que, num futuro mais ou menos próximo, proporcionem alimentos e novas sementes.

Abraços e até breve...